Algumas Trilhas e seus Atrativos

Selecionamos algumas trilhas em Ubatuba para vocé. Coberta por Mata Atlântica e mais de 100 praias em sua extensão, Ubatuba é um ótimo destino para os amantes do ecoturismo. Mas não podemos deixar de lembrar que a cidade tem também um rico patrimônio histórico-cultural, e que seu potencial turístico vai muito além de ‘sol e praia’.

Dentro de Ubatuba existem diversas Unidades de Conservação.

Dentro de Ubatuba existem diversas Unidades de Conservação.

Todas as trilhas que passam por essas unidades devem ser feitas necessariamente com Monitor Ambiental credenciado pela Unidade.

Mas mesmo nas trilhas que não estão localizadas dentro de Unidades de Conservação, recomendamos a contratação de um Guia de Turismo local.

Trilha Pico do Corcovado (PESM)

O Pico do Corcovado de Ubatuba é o ponto culminante da Serra do Mar Paulista, com 1.168m de altitude, situado entre os municípios de Ubatuba e Natividade da Serra, em uma região de Mata Atlântica extremamente preservada (declarada pela Unesco como patrimônio da humanidade).

O acesso até o cume do Corcovado é feito por uma trilha semi aberta, porém muito escorregadia e acidentada. Do topo é possível avistar grande parte do litoral norte paulista; um visual de tirar o fôlego. Grau de dificuldade da trilha é radical, indicada para quem tem um bom preparo físico e experiência em caminhadas em montanha. Essa Trilha pode ser feita em 1 ou 2 dias com pernoite no cume.

IMPORTANTE: As subidas deverão ser obrigatoriamente acompanhadas de Monitor Ambiental credenciado, autorizados pela Fundação Florestal.

14km

Distância: 14 km (ida e volta)

Pesado

Dificuldade: Nível pesado

12 horas

Tempo médio: 12 horas com parada

Trilha da Cachoeira da Água Branca (PESM)

O rio Água Branca revela em seu percurso inúmeras cachoeiras, mas a maior delas é a incrível Cachoeira da Água Branca, a maior do Estado de São Paulo e a 7 do Brasil, com mais de 180 metros de queda d’água.

Ótimo local para um passeio ecológico, onde se pode apreciar a biodiversidade da Mata Atlântica primária, onde a fauna e a flora convivem em harmonia em um paraíso, localizado no pé da Serra do Mar.

IMPORTANTE: As trilhas deverão ser obrigatoriamente acompanhadas de Monitor Ambiental credenciado.

Atrativos: Cachoeira da Água Branca, Cachoeira Queda Brava, Poço Verde, Cachoeira da Renata.

11km

Distância: 11 km (ida e volta)

Pesado

Dificuldade: Nível pesado

10 horas

Tempo médio: 10 horas com parada

Trilha das 7 Praias

A Trilha das Sete praias de Ubatuba explora algumas das mais belas praias da cidade de Ubatuba e do Litoral Norte de São Paulo. A cidade de Ubatuba está localizada no litoral norte do Estado de São Paulo, distante 250 km da capital. Ubatuba é cercada pela Serra do Mar e sua exuberante Mata Atlântica, quase 80% do território da cidade de Ubatuba consiste em áreas de preservação ambiental. Toda a Trilha das 7 Praias é realizada margeando a costa litorânea, a trilha está localizada em uma extensão de Mata Atlântica nativa e passa por algumas vilas de pescadores, em alguns pontos atravessando algumas praias pela areia e revelando mirantes com vista para grande parte do litoral paulista. O percurso é bastante tranquilo, com diversos momentos de parada para contemplação da paisagem e banho de mar.

Atrativos: Praia do Oeste, Praia do Perez, Praia do Bonete ou Bonetinho, Praia Grande do Bonete, Praia Deserta, Praia do Cedro, Costão da Fortaleza, Praia da Fortaleza, ponto final do passeio.

10km

Distância: 10 km (Travessia)

Médio

Dificuldade: Nível Médio

6 - 8 horas

Tempo médio: 6 a 8 horas com paradas

Trilha Praia do Sul Ilha Anchieta (PEIA)

A Praia do Sul é a preferida dos mergulhadores. A natureza é linda e virgem e as águas são verdes e têm ótima visibilidade, agradando assim os adeptos do mergulho com cilindro e snorkel que vão além da costeira para explorar as grandes pedras que formam tocas e fendas que servem de abrigo para muitas espécies de peixes.

IMPORTANTE: A trilha deverá ser obrigatoriamente acompanhada de Monitor Ambiental credenciado.

Atrativos: Ruínas do antigo presídio, Praia do Presídio, Praia das Palmas, Mirante da Praia do Sul, Praia do Sul

2,2km

Distância aproximadamente 2,2 km (ida e volta)

Médio

Dificuldade: Nível Médio

4 horas

Tempo médio 4 horas com paradas

Travessia Saco Das Bananas

Neste roteiro percorremos um trecho quase intocado da região Sul de Ubatuba, atravessando a região do Saco das Bananas, passando por praias desertas de rara beleza. Travessia por trecho da zona costeira na região do Saco das Bananas, com trechos por mata atlântica, praias e costões. Essa trilha pode ser feita em 1 ou 2 dias. Acampamento Saco das Bananas em casa de nativos (comunidade quilombola).

IMPORTANTE: A trilha deverá ser obrigatoriamente acompanhada de Monitor Ambiental credenciado.

Atrativos: Praia da Figueira, Praia da Ponta Aguda, Praia Mansa, Praia da Lagoa, Ruínas da Lagoa, Praia do Simão, Praia do Saco das Bananas, Saco dos Morcegos, Praia da Raposa, Praia da Caçandoquinha, Praia da Caçandoca, Comunidade quilombola.

16m

Distância: Aproximadamente 16 km (travessia)

Pesado

Dificuldade: Nível pesado

8 - 10 horas

Tempo Médio: 8 a 10 horas com paradas