Pico do Corcovado

A Associação Coaquira, em parceria com a Fundação Florestal, faz a gestão do ordenamento do turismo na Trilha do Pico do Corcovado em Ubatuba, que está dentro de uma Unidade de Conservação.  

As subidas deverão ser obrigatoriamente acompanhadas de Guia de Turismo ou Monitor Ambiental credenciado pelo Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), e autorizadas pela Associação Coaquira. 

DE corcovado 5

A Montanha Sagrada

O Pico do Corcovado possui 1.168 metros de altitude e é um dos maiores atrativos para quem gosta de aventura. A trilha tem distância aproximada de 16 km (ida e volta) e nível alto de dificuldade. O pico está localizado dentro da maior Unidade de Conservação da Mata Atlântica do biosfera.

No topo do atrativo é possível desfrutar de um belo pôr do sol nas montanhas do Vale do Paraíba, seguida de uma noite estrelada, com muitas estrelas cadentes.

No dia seguinte, o visitante acorda com um espetacular nascer do sol aos seus pés.

Passo a passo para agendamento da Trilha do Pico do Corcovado

1

O visitante solicita a reserva pelo e-mail [email protected]

2

A Associação Coaquira envia, por email, os procedimentos com os termos que devem ser preenchidos para garantir a reserva.

3

O visitante envia os termos devidamente preenchidos e assinados.

4

A Associação Coaquira envia a confirmação e oficializa a reserva.

5

A Associação Coaquira disponibiliza o Monitor Ambiental ou Guia de Turismo responsável para o visitante.

6

É feito o contato do condutor responsável com o visitante para passar informações gerais sobre o procedimento e descritivo geral do atrativo .

Importante

A capacidade de carga máxima para pernoite é de 14 pessoas e 2 monitores

Uma Parceria para Conservação

Os Guias de Turismo e Monitores da Associação, que já atuavam no atrativo Pico do Corcovado, detectaram impactos negativos ambientais e na comunidade local devido principalmente ao turismo irregular.

O atrativo está em uma Unidade de Conservação (UC) extensa e sem braços para a fiscalização. Nossos associados, ao detectarem esses problemas, foram até o órgão gestor responsável para ver o que podia ser feito, manifestando interesse em ajudar no ordenamento turístico do atrativo, controle de acesso e operação turística do local.

Através dessa iniciativa, a Fundação Florestal (FF) fez um chamamento público para o primeiro Termo de Autorização de Uso (TAU) de um atrativo em uma UC. E desde 2018, a Coaquira trabalha em parceria com a FF para realizar o ordenamento do Pico do Corcovado, minimizando os impactos ambientais e da comunidade do entorno.

Pico do Corcovado Parque Estadual Serra do Mar
"Um exemplo de parceria bem sucedida."
Camila
PESM

“O TAU firmado com a Associação Coaquira é um exemplo de parceria bem sucedida, que, por meio do diálogo e comprometimento dos associados, vem contribuindo para o objetivo principal da Unidade de Conservação: a proteção da biodiversidade. Além disso, o trabalho desenvolvido pela associação elevou a qualidade do atendimento aos visitantes e contribuiu com a inserção de diferentes atores, especialmente os comunitários residentes no bairro do Corcovado, fomentando iniciativas relacionadas à educação ambiental, ao ecoturismo e, consequentemente, à geração de renda.

Como gestora da Unidade, tenho muito orgulho pela oportunidade de aprendizado e pelos excelentes resultados desta parceria.”

Claudia Camila Oliveira
Gestora do Parque Estadual da Serra do Mar- Núcleo Picinguaba

diego foto
"Um modelo a ser replicado."
Diego
Fundação Florestal

“A parceria entre a FF e a Coaquira representa um importante modelo de negócios sustentáveis, no qual o setor público se beneficia juntamente com os profissionais do turismo locais. Isso porque o PESM ganha com o controle de acesso, monitoramento de impactos e ordenamento da visitação pública, simultaneamente promovendo a profissionalização e o emprego e renda dos monitores locais. Tornou-se um modelo a ser replicado em outras trilhas e atrativos que possuem essas mesmas condições, e mostra-se ainda um estímulo para outras associações de guias e monitores locais a se organizarem administrativamente e juridicamente, para que novas oportunidades de parceria com o setor público possam ser celebradas.

Parabéns à Associação Coaquira pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo, e a todos que visitam Ubatuba e podem ter a oportunidade de curtir um atrativo singular como a Trilha do Corcovado ordenada e organizada. Vamos em frente sempre!”

Diego Rodrigues Hernandes
Diretor Adjunto: Regional Litoral Norte, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Mantiqueira | Fundação Florestal

 

Departamento Executivo

Para a gestão das atividades do TAU, contamos com um Departamento Executivo composto de uma coordenação e 24 monitores que realizam as ações no atrativo. Atualmente, a coordenação do projeto é feita de forma voluntária.

Todos os guias e monitores que operam no atrativo são devidamente credenciados, capacitados e altamente competentes para a condução do visitante na montanha, que deve ser agendada através da Associação Coaquira.

Como parte de nossas atividades, realizamos um curso de capacitação dentro da resolução vigente, (SMA nº195/2018) , na qual 17 moradores da comunidade foram credenciados como monitores ambientais para atuar no atrativo de forma regular.

Atividades de Rotina

As principais atividades de rotina realizadas pela Associação Coaquira no Atrativo Pico do Corcovado são:

  • Controle de acesso na base no começo da trilha: realizado diariamente por monitores ambientais de forma voluntária para conscientização de turistas e controle de acesso do atrativo.

 

  • Procedimento de agendamento para realizar a trilha: as solicitações são feitas por email ou contato telefônico. Além do agendamento, passamos todas as informações do atrativo, regras e normas, ficha médica, seguro e termo de responsabilidade.

 

  • Monitoria e condução de grupos na trilha do atrativo: feita por Monitores Ambientais devidamente credenciados e capacitados para atender a demanda de forma segura e consciente.

 

  • Ações de manutenção e limpeza da base, entorno e trilha de acesso ao Pico do Corcovado.

 

  • Oferecemos trilha monitorada de forma voluntária para moradores de Ubatuba.

 

  • Palestras e ações de educação ambiental.

 

  • Plantio e monitoramento de mudas com a comunidade do entorno do atrativo.